Há 25 anos Joaquim Agostinho…

Há 25 anos Joaquim Agostinho foi atraiçoado por um cão.

Joaquim Agostinho

Joaquim Agostinho

Faz hoje 25 anos que um cão roubou ao pelotão o melhor ciclista português de todos os tempos, Joaquim Agostinho. Na manhã do dia 30 de Abril de 1984, o pelotão da 10ª Volta ao Algarve entrava na Avenida Infante de Sagres, Quarteira, para a discussão da quinta etapa da prova. Dois cães atravessaram-se no caminho do pelotão e Joaquim Agostinho, com a camisola amarela vestida, caiu, embatendo com a cabeça no solo. A tenacidade e a teimosia do corredor levaram-no a cortar a meta, amparado por um colega, e a seguir para a pensão onde se alojava a sua equipa, o Sporting.

Só à hora de almoço, Joaquim Agostinho acedeu a ser visto num hospital. Foi transportado para o hospital de Loulé, onde a máquina de radiografias não estava operacional. Transferido para Faro, foi-lhe ali detectada a fractura com afundamento do osso parietal direito. Sem serviços clínicos aptos para tratarem o campeão das duas rodas em Faro, tratou-se da transferência de Agostinho para Lisboa. A viagem de helicóptero necessitava de tanta burocracia, que a opção recaiu numa viagem de ambulância para a capital.

Joaquim Agostinho esteve internado, em coma, durante dez dias. O óbito seria declarado às 9h37 do dia 10 de Maio. O país, comovido com a pouca sorte do seu herói, fez-se representar no funeral, onde uma multidão emocionada se despediu de Agostinho.

~ por BTT BRAVUS CURAS em Abril 30, 2009.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: